Qual caneta usar para A Letra Cursiva Prática?
A Letra Cursiva Prática é o material da Professora Natália Mara para crianças e adultos melhorarem a sua escrita cursiva. Recebemos a seguinte pergunta de muitas pessoas que estão fazendo o material: “posso usar caneta esferográfica para fazer os exercícios?” Aqui, vamos responder a essa pergunta e incluir algumas dicas que podem facilitar muito seu treino.
Mesmo se você não é aluno d’A Letra Cursiva Prática, temos convicção que essas dicas irão te ajudar.
Como funciona uma caneta esferográfica?
O mecanismo que a caneta esferográfica usa para escrever no papel consiste de um tubo de plástico com tinta viscosa em seu interior. Na ponta da caneta existe uma esfera. Quando pressionamos a caneta contra o papel e a movimentamos para escrever, essa esfera gira por causa do atrito.
A medida que vamos movendo a ponta da caneta pelo papel, a esfera vai depositando a tinta na superfície e se molhando com a tinta continuamente.
Veja abaixo uma imagem que demonstra o funcionamento da caneta.
Posso usar caneta esferográfica para fazer A Letra Cursiva Prática?
Se você já consegue fazer uma letra bonita, pode usar sua caneta esferográfica sem nenhum problema. As canetas esferográficas são mais baratas e seguem tendo sua utilidade em diversas situações. Mas a Professora Natália Mara não recomenda caneta esferográfica para quem está fazendo os materiais d'A Letra Cursiva Prática.
Quem usa caneta esferográfica já percebeu que vez ou outra ela falha mesmo estando com tinta. Uma tentativa comum é fazer um rabisco em um papel de rascunho a para que ela volte a funcionar. Essa falha da caneta esferográfica é comum e pode acontecer por diversos motivos como problemas na esfera, ar dentro do tubo de tinta, ponta metálica torta, entre outros.
Lembre-se como a caneta funciona: uma esfera na ponta que precisa deslizar pela superfície para colocar a tinta. Para um aproveitamento máximo do papel para treino da letra cursiva, recomendamos usar primeiro o lápis para cobrir as letras. Ao cobrir o que está em grafite com caneta, a esfera não consegue girar pois este grafite cria uma superfície lisa no papel que faz a esfera deslizar ao invés de girar. Assim, a caneta não consegue depositar a tinta em cima do grafite.
Esses inconvenientes podem causar frustração no processo de aprendizado do aluno e queremos evitar isso. O processo para execução dos exercícios, idealmente, não deve ter frustrações externas.
E qual lápis e caneta devo usar para treinar a letra cursiva?
O que facilita o aprendizado da letra cursiva é o lápis jumbo triangular e se você ainda não experimentou, por favor, experimente.
Mas temos muitas situações na nossa vida em que escrever de lápis não é uma opção e por isso, a Professora Natália Mara recomenda que os alunos d'A Letra Cursiva Prática também explorem o mundo das canetas na hora de praticar a letra cursiva. Evitem as canetas esferográficas e busquem por canetas de secagem rápida para não borrar a folha.
Existem várias opções excelentes e uma delas é a caneta hidrográfica 0.4 mm. Já testamos algumas marcas diferentes e uma que gostamos muito é a Stabilo. Mas incentivamos você a fazer testes, na medida do possível. Quando você encontra uma caneta que sente ser boa e confortável para você, escrever vira uma atividade prazerosa.
Agora que você já sabe que precisa observar a secagem da caneta, você pode testar na loja as marcas que existem na sua cidade fazendo um risco e passando o dedo em seguida para ver o quanto vai borrar.
Conclusão
Você que ainda está treinando para ter uma letra bonita, evite a caneta esferográfica. Mas depois que a sua letra já estiver linda e legível, você poderá escrever com qualquer caneta que a sua letra continuará linda.
Abaixo estão alguns links de materiais testados e aprovados pela Professora Natália Mara, inclusive o apontador adequado para o Lápis Jumbo Triangular.