Por que aprender divisão é difícil?
Eu dei muitas aulas particulares de matemática. Tanto para adultos como para crianças e adolescentes.
E de longe, a dificuldade mais comum que meus alunos enfrentavam era o aprendizado da divisão.
E nem sempre eram as divisões complicadas, envolvendo vírgula ou números negativos. E sim as simples. Mesmo as divisões da tabuada eram encaradas com dificuldade por muitos dos meus alunos.
A dificuldade
Aprender divisão é difícil porque diferentemente das outras operações básicas, ela requer uma sequência de passos que devem ser dados para a resposta, e esses passos não são dominados pelos alunos.
Os passos são as outras três operações básicas: soma, subtração e multiplicação.
O problema acontece porque para dominar esses passos anteriores à divisão, o aluno precisa treinar muito. E aqui, muito não é uma quantidade de tempo, e sim de domínio.
O aluno precisa treinar até dominar a soma, a subtração e a multiplicação antes de chegar na divisão.
Como a divisão é uma nova sequência, sua atenção é inicialmente dirigida para aprendê-la.
Porém se a base matemática não for sólida, eles precisarão repartir a atenção entre a sequência da divisão e as outras operações que a divisão demanda.
Cansaço
Percebi isso com meus primeiros alunos. Chegavam para mim dizendo que sabiam somar, subtrair e multiplicar.
De acordo com eles, só tinham problemas para fazer divisões.
Eu seguia com a aula, me concentrando na sequência da divisão.
Porém, quando era chegada a etapa onde na divisão é necessária uma subtração, os alunos se confundiam, contavam nos dedos, ou simplesmente não sabiam.
É importante frisar que essa dificuldade com um conteúdo que era considerado “simples” gerava desânimo, preguiça de estudar e ia aos poucos reduzindo a autoestima dos meus alunos.
E assim, não apenas a matemática ia ficando mais difícil com o tempo, como também o aluno ia se sentindo cada vez menos capaz de acompanhar os novos conteúdos.
Naquela época, eu já conhecia a realidade e o cansaço das famílias. Sabia da escassez de tempo livre e sabia também que o preço das aulas particulares pesavam no orçamento doméstico e nem sempre traziam o resultado esperado.
Esperança
Então, desenvolvi sequências de exercícios que eram voltadas para que os alunos reforçassem e dominassem as três operações básicas anteriores à divisão.
Elas não faziam parte da aula particular em si mas deveriam ser integradas à rotina do aluno.
Assim, nos encontrávamos, tratávamos das dúvidas sobre o conteúdo escolar específico, e ao final, cada aluno recebia sua lista de exercícios.
Com pouco tempo, eu já notava uma melhora significativa na velocidade de cálculo das contas simples e até mesmo do entendimento dos conteúdos dados na escola.
Quanto mais o aluno se dedicava a dominar as três operações, mais sua capacidade de dividir melhorava. E quanto mais o aluno percebia que conseguia vencer a barreira da divisão, mais ganhava confiança e auto estima e enfrentava com coragem as dificuldades do entendimento dos conteúdos que estavam sendo ministrados em aula na escola.
E o que é o meu maior motivo de orgulho: em pouco tempo, esses alunos passavam a ser capazes de entender os conteúdos da aula sem o meu auxílio, algo que parecia impossível antes.
Diversos pais e mães e alunos adultos me reportavam melhor desempenho em outras áreas, tanto em matérias da escola como Geografia e Português, assim como em habilidades como concentração, resistência ao stress, foco e confiança.
A solução
Depois de tanto sucesso com meus alunos particulares, pensei: por que não disponibilizar essas sequências de contas para que mais pessoas pudessem superar as dificuldades com divisão?
Hoje eu ofereço não só para os meus alunos particulares, mas para todos, maneiras de melhorar a base matemática. Em meu canal de Youtube, disponibilizo listas de vídeos com diversas continhas, feitas passo a passo.
Também disponibilizo gratuitamente o Mapa da Divisão. O Mapa é o caminho para o entendimento progressivo da divisão, começando das mais simples até as mais avançadas.
Porém, o instrumento mais próximo do que eu fiz com os meus alunos particulares é o Método Talento Matemática.
Método
O Método é o fruto do trabalho de anos aperfeiçoando as minhas listas de exercícios, observando resultados, melhorando, alterando, testando.
Finalmente, cheguei em um modelo que atendesse ao máximo de alunos e considerasse todos os aprendizados que eu tive ensinando matemática para centenas de pessoas, seja elas crianças, adolescentes, adultos, alunos de escola básica pública, comerciantes, bacharéis, etc.
O Método Talento Matemática é hoje muito mais do que simples listas de continhas.
É uma estrutura para dar suporte ao domínio dos fatos básicos da matemática, que são as operações mais simples de soma, subtração, multiplicação e divisão.
O Método facilita e muito o aprendizado da divisão, ajuda os alunos com sua capacidade de atenção, resistência ao stress, concentração e permite que o desenvolvimento de conhecimentos futuros seja muito proveitoso para o aluno e sua família.
Clique no botão abaixo para conhecer você também, o Método Talento Matemática.