Como fazer a letra U cursiva maiúscula?
Você está treinando caligrafia e quer aprender como fazer a letra U cursiva maiúscula? Essa é uma letra bonita que não possui elementos muito difíceis, por isso exige apenas um pouco de dedicação por parte do aluno.
Estamos aqui para ajudar! Para facilitar a compreensão, acrescentamos um vídeo onde você pode visualizar a grafia da letra feita pela professora Natália Mara, seguido por uma explicação e exercícios de fixação. Vamos ao trabalho?
Vídeo da letra U cursiva maiúscula
Recomendamos que, antes de continuar a leitura, você reserve um tempo para assistir ao vídeo da Professora Natália Mara, onde ela ensina a grafia do U maiúsculo. Preste bastante atenção, assista mais de uma vez se necessário, e depois retorne para ler a descrição.
Descrição
Comece a escrever o U maiúsculo quase no topo da pauta. Faça uma voltinha para cima, que deve tocar a linha de topo, e desça até encostar na base inferior, fazendo uma pequena curva para a direita antes de tocar a linha.
Sem tirar o lápis do papel, continue o traçado um pouco sobre a linha inferior antes de subir novamente, até que o traço toque novamente o topo da linha. Desça pelo mesmo caminho e puxe uma perninha para a conexão com a próxima letra.
Esta letra é muito semelhante ao u minúsculo. A única diferença é que, em sua forma minúscula, o U é menor e não toca o topo da linha. Por isso preste bastante atenção ao tamanho da letra. Não deve haver confusão sobre se a sua letra é a minúscula ou a maiúscula.
O que fazer quando temos dificuldade para fazer o U?
Caso você tenha dificuldades para escrever o U maiúsculo, você pode assistir novamente ao vídeo da Professora Natália Mara. Desta vez, tente escrever junto com ela, enquanto assiste ao vídeo. Assim, você vê a forma como ela fez, e apenas precisa repetir os seus passos.
Como dissemos anteriormente, a letra U maiúscula é muito semelhante ao u minúsculo. A diferença entre elas está apenas no tamanho que cada letra atinge. Por isso o aluno deve ficar bem atento à proporção das letras para não errar.
Um treino muito útil nessa situação é fazer a letra T conectada em sequência, sem o traço de cima. Escreva repetidamente em seu caderno, até pegar a fluência do movimento.
O importante aqui é entender o movimento de subir e descer do lápis, principalmente ao passar o lápis sobre a mesma linha já escrita. É preciso ter cuidado para que o traço não saia grosso, borrado ou tremido. Essas falhas deixam a letra feia.
Busque escrever com a mão solta, para que o traçado fique mais leve. Dessa forma, você reduz a chance de tremer a mão ou de provocar borrões de tinta sobre o caderno. Escreva com leveza, sem forçar o lápis, em um ritmo adequado.
“Mas a minha professora me ensinou outro ‘U’!”
Não, você não aprendeu errado. Existem várias técnicas para escrever a letra U cursiva maiúscula. A técnica ensinada pela professora Natália Mara na Letra Cursiva Prática pode ser diferente da forma como outras pessoas aprenderam.
No entanto, o importante é que a letra mantenha suas características principais, para que possa ser facilmente compreendida por todos que a lerem. O objetivo da caligrafia deve ser sempre manter a legibilidade e a beleza da letra cursiva, independentemente da técnica utilizada.
Ensinamos neste conteúdo como fazer a letra U cursiva maiúscula. Começamos com um vídeo onde a professora demonstrou a escrita de mais esta letrinha. Depois tivemos explicação por escrito e exercícios para fixação.
Este conteúdo foi útil para você? Aproveite e confira também este outro material onde ensinamos como fazer a letra u cursiva minúscula! Bons estudos!
A Professora Natália Mara oferece um material para quem quer ter a letra bonita, super organizado, sem infantilização, e que funciona mesmo para pessoas com dificuldade na escrita.
Clique em https://www.aletracursivapratica.com.br e saiba mais!